30 de jun. de 2012

ALCATRAZ - DO ATACADO AO VAREJO







Desmurados
Algumas, das muitas imagens que flagrei na  Prisão de Alcatraz ( San Francisco- CA), e que me hibridizaram o olhar.
Estive lá como "visitante" e trouxe comigo a força do contraste entre a exuberância liberta da natureza e as dores do cativeiro, contados em verso, versinho, prosa e cenas no hoje Museu cosmopolita onde turistas de todo o mundo se acotovelam em busca da melhor foto. 
A narrativa da história, que nos chega em fones de ouvidos em todos os idiomas, enquanto desfilamos pela arquitetura prisional , não poderia deixar de ter um grande final: uma loja de souvenirs onde objetos de todo o tipo eternizam lembranças (que se deveria esquecer!) que vão desde reproduções de chaves de celas (notadamente as que abriram as portas para a grande rebelião lá havida) até o "quase nada" que restou para contar da fuga nunca esclarecida dos irmãos que desapareceram mar adentro e  baralhos com fotos e scripts dos notórios "criminosos" que fizeram a "glória" da fortaleza, dentre os quais Al Capone ocupa um lugar mitológico. É o nosso Fernandinho Beira-Mar, ambos à Beira-Mar; ou melhor, Fernandinho é o Al Capone da periferia colonial.
O capitalismo não perdoou a impressionante beleza da Ilha de ALCATRAZ, nem no ATACADO (o passado prisional, que lhe figurou a fina funcionalidade) nem no VAREJO (o presente de 1,99). 
Como pudemos construir tamanho orgulho com a mais-valia da dor? 

Por Vera Regina Pereira de Andrade

18 de jun. de 2012

Processo Seletivo - Resultado

Projeto de Extensão Universidade Sem Muros (UFSC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina divulgam o resultado do Processo Seletivo de bolsistas, que atuarão junto à Coordenação de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CEPEVID), no TJ/SC, sob coordenação do Juiz Auxiliar da Presidência, Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo.
Os candidatos aprovados deverão comparecer a partir de amanhã na CEPEVID (TJSC, torre 2, sala 801), para regularização da contratação. 


Os critérios adotados pela banca foram os seguintes:


a) sócio-econômico.
b) histórico escolar.
c) percepções acerca da prisão (preparo afetivo-teórico para a função).
d) disponibilidade de tempo.
e) domínio das ferramentas do computador.


Aprovados:
1) Vitória de Macedo Buzzi (turno da manhã)
2) Ana Clara Garcia Seibel (turno da tarde)
3) Bruna Martins Costa (turno da tarde)

Suplente:
4) Marina Barcelos de Oliveira

Agradecemos a participação de todos e contamos com a presença no Grupo de Estudos e nos demais projetos do Universidade Sem Muros.

17 de jun. de 2012

Visitantes Ilustres!




Na última quinta-feira, o Grupo de Estudos do Projeto Universidade Sem Muros contou com a ilustre presença dos Saguis, moradores do bosque do CCJ. Questionado acerca do motivo da visita, um dos Saguis respondeu:

"Eminentes senhores da Academia:
Conferem-me a honra de me convidar a oferecer à Academia um relatório sobre minha pregressa vida de macaco".

(Ps: a continuação do discurso do visitante pode ser encontrado no conto de Franz Kafka, chamado Um relatório para uma academia. In KAFKA, Franz. Um médico rural. Tradução de Modesto Carone.SP: Companhia das Letras, 1999).

12 de jun. de 2012

SELEÇÃO DE BOLSISTAS - PROJETO USM E TJ/SC - CEPEVID


Projeto de Extensão Universidade Sem Muros (UFSC) e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina promovem Processo Seletivo de bolsistas, que devem atuar junto à Coordenação de Execução Penal e da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CEPEVID), no TJ/SC, sob coordenação do Juiz Auxiliar da Presidência, Júlio Cesar Machado Ferreira de Melo.

VALOR DA BOLSA: R$ 518,00
HORÁRIOS: um bolsista para o período matutino e dois para o vespertino
PROVIMENTO: imediato para duas vagas, com a terceira a partir de Julho/12

SELEÇÃO: 18/06/12, 14:00, Sala 303 do CCJ/UFSC.

MEMBROS DA COMISSÃO: Profa. Dra. Vera Regina Pereira de Andrade (Coordenadora Projeto USM), Thania Mara Luz (Secretária CEPEVID) e Marcelo Mayora Alves (Doutorando PPGD/UFSC).

* Os interessados devem se inscrever pelo e-mail universidadesemmuros@gmail.com, informando nome completo, fase, instituição e número de matrícula. As entrevistas serão realizadas por ordem de chegada e os candidatos deverão portar cópia do Histórico Acadêmico de seus cursos de Direito.