25 de mai. de 2012

DEZ ANOS SEM ALESSANDRO BARATTA

BANCA EXAMINADORA  NA DEFESA DE TESE DE DOUTORADO DE VERA ANDRADE, A ILUSÃO DE SEGURANÇA JURIDICA: DO CONTROLE DA VIOLÊNCIA À VIOLÊNCIA DO CONTROLE PENAL (LIVRARIA DO ADVOGADO) - da esq p/ direita - Ester Kosovski, Alessandro Baratta, José Alcebíades de Oliveira Jr., Vera Andrade, Leonel Severo Rocha, E. Raúl Zaffaroni e Luis Alberto Warat.

Caros e Caras!

ALESSANDRO BARATTA faleceu em 25 de maio de 2002. Nós e a CRIMINOLOGIA CRÍTICA ficamos irremediavelmente órfãos de sua existência RADIANTE e absurdamente comprometida com a ALTERIDADE e a transformação social libertária, daquela que levava o nome de UTOPIA.
Quem, como eu, teve a honra e a ventura de conviver com ele por intensos 10 anos, e que seguiu a trilha por ele incansavelmente entreaberta, sabe e sente a dimensão da sua falta nestes outros 10 que transcorreram: que estaria pensando, escrevendo e militando no garimpo criminológico?
NA ANGÚSTIA DA FALTA de uma GRANDE HOMENAGEM, de UM GRANDE ACONTECIMENTO, digno da sua memória e da falta que ele nos faz, seguem algumas linhas, escritas para ele e através dele, e através das quais faço um CHAMAMENTO a todos que aqui quiserem homenageá-lo.
Segue, também, o escrito que Massimo Pavarini pronunciou sobre Alessandro Baratta no ato de cremação de seu corpo, em Roma Ele esta antecedido por manuscritos nossos, feitos no ato de lançamento da obra Verso e Reverso do Controle penal: (Des)aprisionando a sociedade da cultura punitiva, que organizei no Brasil em homenagem a ele.
PARA SANDRO, COM SAUDADE ETERNA!

Vera Regina Pereira de Andrade
Professora , Drª
Curso de Pós-Graduação em Direito
Universidade Federal de Santa Catarina
Coordenadora do Projeto Universidade sem Muros


Leia os textos clicando nos links abaixo:


16 de mai. de 2012

Tortura e Subcidadania



Quando: 18 de maio
Local: auditório do CCJ
Horário:  10:00
Atividade aberta à comunidade

Palestrante convidada:
Vanessa Chiari Gonçalves
Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2004) e Doutora em Direito pela UFPR (2011). Atualmente é advogada, professora de Direito Penal e Criminologia e coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário Metodista do IPA.
Debatedores:
Vera Regina Pereira de Andrade

Professora Titular da UFSC e Pós-Doutora em Criminologia (UBA e UFPR)
Marcelo Mayora
Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (2010) e Doutorando em Direito pela UFSC

Organização:
Professora Letícia Albuquerque (CCJ/UFSC)
UNIVERSIDADE SEM MUROS Projeto de Pesquisa coordenado pela
Professora Vera Regina Pereira de Andrade (CCJ/UFSC
)

14 de mai. de 2012

Grupo de Estudos 2012.1 - Universidade e Extensão


O Grupo de Estudos em Criminologia é iniciativa do Projeto Universidade Sem Muros, no intuito de construir e consolidar um espaço público de discussão teórica permanente, tendo por referenciais os marcos teóricos críticos da Criminologia.
Os encontros temáticos, abertos aos universitários e à comunidade, ocorrem todas as quintas-feiras, alternadamente, às 16:00 hs ( na Sala 003) e às 19:00 hs ( na sala 111) do Centro de Ciências Jurídicas da UFSC. Todos os textos constantes do programa de discussão se encontram disponíveis na pasta “Grupo de Estudos Em Criminologia”, na Reprografia localizada no Hall do CSE. Além disso, as discussões também ocorrerão a partir de filmes acerca do tema, a serem escolhidos no primeiro encontro. A temática para o primeiro semestre de 2012 é Universidade e extensão

Cronograma
Universidade e Extensão”


Encontro 1 – 17/05, 19h

- Santos, Boaventura de Souza. Da ideia da Universidade à Universidade das ideias. In Pela Mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. SP: Editora Cortez, 1995 (disponível em livrosdehumanos.org).
- definição dos filmes

Encontro 2 – 24/05, 16h

- Filme a ser definido

Encontro 3 – 31/05, 19h
- Santos, Boaventura de Souza. A Universidade do Século XXI. Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. Disponível em Www.ces.uc.PT.


- Ribas, Luiz Otávio. Assessoria Jurídica Popular Universitária. Captura Crítica. Volume 1, n. 1, Jul/Dez 2008.


Encontro 4 – 14/06, 16h

- Filme a ser definido

Encontro 5 – 21/06, 19h

- Freire, Paulo. Extensão ou Comunicação. RJ: Paz e Terra, 1983.


Encontro 6 – 28/06, 16h

- Filme a ser definido

Encontro 7 – 05/07, 19h

- TIMM DE SOUZA, Ricardo. A universidade, a forma e o conteúdo – sobre a urgência de uma transformação necessária. In em torno à diferença. Aventuras da alteridade na complexidade da cultura contemporânea. RJ: lúmen júris, 2008.


Encontro 8 – 12/07, 16h

- Filme a ser definido
- Encerramento e discussão sobre as temáticas abordadas




DEMAIS INFORMAÇÕES

Organização
Projeto Universidade sem Muros

Coordenação
Professora Doutora Vera Regina Pereira de Andrade

Contato

Carga Horária
Aos participantes será concedido certificado de 30 horas-aula